terça-feira, 22 de março de 2011

Descaso no Salgado Filho

Faz algum tempo que a Azul e a WebJet estão operando no terminal 2 do Salgado Filho, em miúdos, o antigo aeroporto. Lá não tem finger (aquele tunel que leva ao avião) em nenhum dos portões de embarque, é tudo na remota. Bueno, estou voltando de São Paulo sábado passado - fui madrinha de casamento num Cruzeiro, o que merece um post a parte - e passei por aquele clássico constrangimento: falta de acessibilidade.

Além da cadeirante aqui, outras duas vovós beirando os noventa anos também precisavam de algum recurso para evitar as escadas. Cabe a Infraero disponibilizar o Ambulif - não tem nenhum por lá - cabe as comanhias aéreas dispor de stair trac (aquela cadeira robocob que sobre e desce escadas), a Azul tem uma mas a WebJet não. Voei pela última e me lasquei. Desceram todos os passageiros, inclusive as vovós de noventa anos, pelas escadas e eu fiquei mofando e exigindo uma coisa tão banal: o cumprimento da lei.

É soda. Tem resolução da ANAC, tem lei da Acessibilidade, o Brasil ratificou a convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência em 2008 e a coisa segue só no papel. Filmei tudo com o celular, lá vou eu meter mais um processo, mas a mentalidade das pessoas não muda. Foi uma cena ridícula. Toda tripulação esperando eu decidir se ia encarar a escada ou não, as pessoas do próximo vôo prejudicadas pelo atraso e tudo mais. Fico pensando como vai ser na Copa, nas Olimpíadas. Se as companhias já passam aperto com um cadeirante que fala português, imagina como será com uma delegação de quebrados exigindo acessibilidade em javanês .

4 comentários:

Fernanda disse...

Juliana,li seu livro de ontem pra hoje e fiquei muito impressionada com a sua força de encarar os fatos.Eu tbm sou deficiente por lesão na medula (mielomeningocele)mas não sou cadeirante.Gostaria de manter contato com vc pq em 12 horas (tempo que precisei pra ler seu livro) vc me ensinou mta coisa,obrigada.

Juliana Carvalho disse...

Oi Fernanda, que bom ler o que tu escreveu! Vamos manter contato com certeza! Meu e-mail é turbijubilee@ig.com.br
Bjs Ju

Ana Célia disse...

EITA JU... MAIS UMA CIA DE VIAGEM COM A FALTA DA ACESSIBILIDADE OU MELHOR RESPEITO AO CLIENTE...
A TECNOLOGIA ESTA TÃO AVANÇADA... O PESSOAL INVENTA TANTA "MERDA" POR AÍ.... E PQ NÃO INVENTA UM MEIO MELHOR DE ACESSIBILIDADE PARA OS AVIÕES, MELHORAR O ESPAÇO DO BANHEIRO Q É RIDICULO....TA MAIS QUE NA HORA .... ACORDA BRASIL!
BJUS
JU

Luiz Portinho disse...

mais uma missao para o Doutor Caetano... quero arrumar um tempo e conversar a respeito com ele, para entrarmos com uma medida jurídica - via RS PARADESPORTO - contra INFRAERO e COMPANHIAS E AVIAÇÃO... acho que é uma maneira interessante de cutucarmos esse vespeiro, utilizando a Associação. que te parece ?