segunda-feira, 20 de junho de 2011

O trabalho começa a aparecer

Faça a Diferença é o nome do programa que Juliana Carvalho, 29 anos, apresenta há três anos na TV Assembleia. Mas bem que poderia ser um slogan da vida dessa servidora, que vem conseguindo mobilizar o legislativo gaúcho para a causa da inclusão.

Depois de ter ingressado no serviço público por meio de cotas para pessoas com deficiência, em 2004, a publicitária que vive desde os 19 anos em uma cadeira de rodas – em consequência de uma inflamação na medula provocada por lúpus – não se conformou em trabalhar como técnica na ouvidoria. Ciente de suas capacidades, batalhou até conseguir ser transferida para a TV. Vencido o desafio pessoal, hoje trabalha para transformar toda a Assembleia. Com apoio da presidência da Casa e de outras parcerias, liderou neste ano a criação de um grupo de trabalho sobre o tema e agora está envolvida no planejamento de uma série de iniciativas, como a semana de valorização da pessoa com deficiência, que será realizada em agosto e terá desde desfiles de moda inclusiva até a demonstração de esportes paraolímpicos na rampa da Assembleia. Para ajudar na sensibilização, são realizadas vivências práticas. Até o superintendente-geral da Assembleia, Ricardo Haesbaert, já percorreu a Casa em uma cadeira de rodas e foi vendado para passar pela experiência.

– Nossa ideia é transformar a Assembleia em um modelo de instituição pública inclusiva. Isso não é favor, não é caridade. É lei, é direito – diz Juliana, destacando conquistas como a lei da acesssibilidade.
Fonte: Zero Hora - Porto Alegre/RS - EDIÇÃO IMPRESSA - 19/06/2011


Juliana está em um estúdio de TV, tem duas câmeras voltadas em sua direção.

5 comentários:

Luiz Portinho disse...

grande Ju, é isso aí, aleijados unidos jamais serão vencidos...

Juliana Carvalho disse...

hahahaaha! boa!

Roberta e Ana disse...

É isso aí guria vamos a luta por essa bendita "inclusão" sou mãe de uma menininha linda e cadeirante e tambem lutamos por esse direito que é de todos nós.
o centro de reabilitação onde levo a minha filha esta fazendo um mapa da acessibilidade que é muito legal.
O teu blog e d+!!!!!!

Juliana Carvalho disse...

Oi Roberta, tu tá falando do educandário?

Obrigada pela visita!
Bjs Ju

Roberta e Ana disse...

É do educandario são joão batista tu conhece? Eu sou Ana a mãe da pequena Roberta.nós temos um blog tambem quer ser nossa seguidora? não é tão legal como o teu mas dá pra desabafar as vezes.