segunda-feira, 18 de julho de 2011

Programação do Seminário


Gentém, depois de uma trabalheira danada (certo que ganhei vários fios de cabelo branco), eu tenho a felicidade de convocar as pessoas com deficiência para um grande bate-papo com a turma da imprensa. Sim, porque a tão esperada e desejada inclusão que nós queremos depende essencialmente de uma profunda mudança cultural. E a construção dessa "rampa" na cabeça das pessoas pode ser bem mais rápida com o apoio da mídia. Ações de marketing social em novelas e filmes mostraram seu poder nos últimos anos. A imprensa também tem seu papel ao quebrar preconceitos através da informação e ao mostrar uma imagem positiva das pessoas com deficiência.

Acessibilidade aos meios de comunicação é outro ponto fundamental para a inclusão. Como ter pessoas cegas e surdas cidadãs se elas não tem acesso à informação?! Os recursos que permitem o acesso à informação são lei no Brasil. Além de permitirem a plena participação, eles aumentam o sentimento de representação.

Bueno, desde o começo do ano estou à frente de um projeto chamado Assembleia Inclusiva e dentre várias ações estamos promovendo o Seminário Mídia & Deficiência: qual o papel da comunicação no processo de inclusão?

Será um grande debate entre jornalistas com e sem deficiência, profissionais que atuam nos grandes veículos de comunicação, professores dos cursos de comunicação (afinal essa pauta tem que estar na universidade, no currículo dos futuros comunicadores), representantes das pessoas com deficiência e também do queridão Jairo Marques, jornalista cadeirante que é chefe de reportagem da Agencia Folha e assina o blog Assim como Você.

Vamos distribuir no encontro um pequeno Manual de Mídia Inclusiva para facilitar a vida dos jornalistas quando o tema for "pessoa com deficiência".

Te liga na programação. Só gente fina elegante e sincera.

Programação:

08h - 08h30 Credenciamento e Inscrições


08h30 - 09h Abertura

Presidente da Assembleia Legislativa -Dep. Adão Villaverde
Presidente da FADERS - Cláudio Silva
Presidente do grupo Record RS - Fábio Tucilho
Gerente de Recursos Humanos do grupo RBS - Fernanda Damiani
Diretor de Jornalismo do grupo Bandeirantes RS - Renato Martins

09h - 10h Painel 1 - MÍDIA PARA INCLUSÃO
Relato: Gustavo Trevisi - jornalista com paralisia cerebral, atua na Secretaria Estadual da Saúde
Jairo Marques - Chefe de reportagem da Agência Folha, coordenando a produção da equipe de correspondentes nacionais do jornal e mais um grupo de repórteres na sede, em São Paulo, e colunista do caderno Cotidiano, onde escreve quinzenalmente às terças-feiras. Assina também o blog Assim como Você, que
trata de temas relacionados às pessoas com deficiência. Utiliza cadeira de rodas desde a infância.
Edelberto Behs - Coordenador do curso de jornalismo da UNISINOS
Givanildo Menezes - Gerente de jornalismo da Record
Mediação: Juliana Carvalho - Coordenadora do Projeto Assembleia Inclusiva, coordenadora do Movimento Superação RS, apresentadora do programa Faça a Diferença. Autora do livro Na minha cadeira ou na tua?. Assina os blogs Sem Barreiras, do grupo RBS, e o Comediasdavidaaleijada.blogspot.com
10h - 10h30 Aberto para Debate
10h30 - 10h45 Intervalo


10h45 - 11h30 Painel 2 - PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA MÍDIA
Jairo Marques - Chefe de reportagem da Agência Folha, coordenando a produção da equipe de correspondentes nacionais do jornal e mais um grupo de repórteres na sede, em São Paulo, e colunista do caderno Cotidiano, onde escreve quinzenalmente às terças-feiras. Assina também o blog Assim como Você, que trata de temas relacionados às pessoas com deficiência. Utiliza cadeira de rodas desde a infância.
Manoel Soares - Repórter da RBS
Ercy Pereira Torma - Presidente da Associação Riograndense de Imprensa
Vitor Necchi - Diretor do curso de jornalismo da FAMECOS
Mediação: Roberto Oliveira - Presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência
11h30 - 12h15 Aberto para Debate

12h15 - 14h Intervalo para Almoço


14h - 15h Painel 3 - ACESSIBILIDADE AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Relato: Juliana Carvalho - Coordenadora do Projeto Assembleia Inclusiva.
Representante da FENEIS
Lelei Teixeira - Jornalista e sócia da Pauta Assessoria.
Deca Soares - Coordenadora de Produção da Zero Hora
Deivison Campos - Coordenador do curso de jornalismo da ULBRA
Mediação: Jorge Amaro Borges - Chefe de gabinete da FADERS
15h - 15h30 Aberto para Debate
15h30 - 15h45 Intervalo


15h45 - 16h45 Painel 4 - POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO NA COMUNICAÇÃO
José Maria Rodrigues Nunes - Presidente do sindicato dos jornalistas do Rio Grande do Sul
Ana Cristina Cypriano Pereira - Relações Públicas, Especialista em Educação Tecnológica Inclusiva. Mestre em Educação pela UFRGS na área de Educação Especial e Processos Inclusivos. Professora da FABICO.
Guilherme Castro - Diretor de Programação da TVE
Vivian Missaglia - Professora universitária e Pesquisadora em Saúde, Educação e Inclusão. Colaboradora da Inclusive. A Inclusive - revista digital de direitos humanos, cidadania e inclusão social (www.inclusive.org.br) é um projeto autônomo e colaborativo que tem como foco a promoção da inclusão social por meio da produção e veiculação de conteúdos informativos sobre educação e direitos humanos relacionados a segmentos sociais em situação de vulnerabilidade, em especial às pessoas com deficiência.
Mediação: Paulo Brum - Secretário Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social
16h45 - 17h15 Aberto para Debate
17h15 - 17h45 Encerramento
André Pereira - Superintendente de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

O quê? Seminário Mídia & Deficiência: qual o papel da comunicação no processo de inclusão?
Quando? 27 de julho de 2011
Onde? Teatro Dante Barone - Assembleia Legislativa - Entrada pela esplanada
Inscrições: escola.legislativo@al.rs.gov.br

4 comentários:

Bruna disse...

Imagino que a organização desse evento tenha te trazido cabelos brancos... mas fico muito feliz em poder participar de algo assim aqui no Brasil.
Depois que comecei a pesquisa sobre a Deficiência na mídia, fiquei surpresa com o número de iniciativas como essa sendo feitas nos EUA e Europa.
Enquanto pouquíssimas pesquisas (acadêmicas) foram feitas no Brasil (9, contando com a minha)sobre deficiência e mídia, o resto do mundo tem inúmeras publicações sobre o tema.
Tá na hora de mudarmos esse quadro.
Parabéns Ju!
Nos vemos lá!

Juliana Carvalho disse...

Eeeee! Mobiliza quem tu conseguir, Bruna!!! Vamos que vamos! E tem que rolar um boteco depois do evento, hehehe! Bjão

Blog da Acessibilidade disse...

E pensar que tenho um dedinho nisso...Modéstia a parte.

Alunos Universo disse...

Juliana
Meu nome é Renato Landim e sou carioca. Acabei de ver seu livro numa livraria e vou devorar ativamente. Estudo jornalismo e,junto com a turma, faço um blog e minha parte trato do universo das pessoas com deficiencia,tema próximo a mim uma vez que sou interprete de libras, mas abordo todas as deficiências.
Vi sobre o seminário sobre a ação da mídia e queria saber se haverá algum material resultante dele.É um tema especial pra mim.
No mais, agora serei mais um assiduo ao seu blog para saber das novidades. Se precisar de alguma coisa aqui no Rio, pode contar comigo.
Abraços
Renato Landim
r_landim@yahoo.com.br
BLOG wwww.riocomunidade.blogspot.com